Melhorando a Jornada de Vendas dos Canais Digitais, Varejo e Atacado da Ticket
Desafio
O Itaú adquiriu parte da empresa Ticket, formando uma parceria para a indicação dos serviços da Ticket para seus clientes B2B. Com essa parceria, surgiu a necessidade de melhorar a comunicação e os meios de indicação entre as duas empresas. A Ticket enfrentava desafios significativos no processo de vendas de seus canais digitais, varejo e atacado. O objetivo principal era otimizar esses processos para que os colaboradores não tivessem que executar tarefas manuais e repetitivas, aumentando a eficiência e a produtividade.
Ação
Para abordar esse desafio, desempenhamos o papel de Product Design/Service Design, utilizando o Duplo Diamante como base para as fases de Discovery, Define, Development e Delivery. O projeto contou com a colaboração de diversos profissionais, incluindo Product Owners, Superintendentes, Coordenadores de BI e Coordenadores de Sales Force.
Ferramentas utilizadas:
Documento de Kickoff de Projeto
Utilizado para mapear os primeiros requisitos do projeto, contendo informações sobre a estrutura do Squad, produtos/sistemas, missão, cliente, problemas a serem resolvidos e KPIs.
Matriz de Stakeholder
Utilizada para entender melhor os stakeholders.
Matriz de Poder x Interesse
Utilizada para identificar a melhor maneira de lidar com os stakeholders, considerando possíveis conflitos de interesse no projeto.
Golden Circle
Base do projeto, definindo o "O que", "Por que" e "Como".
Matriz CSD
Utilizada para distribuir informações em Certezas, Suposições e Dúvidas.
Jornada do Usuário
Utilizada para mapear os fluxos e jornadas de entrega de leads e fluxo de vendas, identificando as melhores oportunidades de melhorias.
Gerador de Hipóteses:
Utilizada para transformar as certezas e suposições da Matriz CSD em dores.
Validador de Hipóteses
Utilizada para transformar as dores em hipóteses, categorizadas como POC, MVP e Produto.
Matriz de Teste x Pesquisa x Ação
Utilizada para classificar as hipóteses levantadas nas categorias Teste, Pesquisa e Prontas para Ação.
Matriz Moscow
Utilizada para priorizar as hipóteses dentro do backlog de acordo com as prioridades nas sprints.
Os materiais e insights foram distribuídos através da plataforma Miro, com apresentações semanais para manter todos os stakeholders alinhados.
Resultado
Como resultado dessas ações, foi criado um backlog de atividades priorizando as POCs (Provas de Conceito). Além disso, entregamos uma solução de software que otimizou mais de 1/3 da jornada do usuário, automatizando e tornando os processos mais eficientes.
Lições Aprendidas
Este projeto destacou a importância da colaboração multidisciplinar e da utilização de metodologias robustas para a gestão de projetos. A aplicação do Duplo Diamante permitiu uma abordagem estruturada e focada nas necessidades dos usuários, resultando em soluções eficazes e inovadoras. O uso do Miro para distribuição e apresentação de materiais mostrou-se eficiente para manter a equipe e stakeholders engajados e informados.