Melhorando a Jornada de Vendas dos Canais Digitais, Varejo e Atacado da Ticket

Desafio

O Banco do Brasil enfrentava um desafio significativo relacionado ao tempo de provisionamento de microsserviços em sua infraestrutura de cloud. O tempo elevado para provisionar esses serviços estava impactando negativamente a eficiência operacional e a agilidade do banco em responder às necessidades de seus clientes e operações internas.

Ação

Conduzimos um projeto com o objetivo de melhorar o tempo de provisionamento de microsserviços da cloud. Para alcançar esse objetivo, utilizamos diversas ferramentas e métodos, incluindo:

Ferramentas utilizadas:

Documento de Kickoff de Projeto

Utilizado para mapear os primeiros requisitos do projeto, contendo informações sobre a estrutura do Squad, produtos/sistemas, missão, cliente, problemas a serem resolvidos e KPIs.

Golden Circle

Base do projeto, definindo o "O que", "Por que" e "Como".

Matriz CSD

Utilizada para distribuir informações em Certezas, Suposições e Dúvidas.

Jornada do Usuário

Utilizada para mapear os fluxos e jornadas de entrega de leads e fluxo de vendas, identificando as melhores oportunidades de melhorias.

Gerador de Hipóteses:

Utilizada para transformar as certezas e suposições da Matriz CSD em dores.

Validador de Hipóteses

Utilizada para transformar as dores em hipóteses, categorizadas como POC, MVP e Produto.

O material produzido foi distribuído e colaborado através do Figjam, uma plataforma eficiente para visualização e co-criação de ideias.

Resultado

As ações implementadas resultaram em uma melhoria de 63% no tempo de provisionamento dos microsserviços da cloud. Além disso:

  • Automatizamos vários processos da jornada, eliminando etapas manuais e reduzindo o tempo de execução.
  • O que anteriormente necessitava do uso de dois sistemas diferentes foi unificado em um único sistema, simplificando o fluxo de trabalho e melhorando a eficiência operacional.

Esse aumento na eficiência permitiu ao Banco do Brasil responder mais rapidamente às demandas operacionais e proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes.

Lições Aprendidas

Este projeto destacou a importância de uma abordagem centrada no usuário e baseada em dados para resolver problemas complexos de infraestrutura. As entrevistas e testes de usabilidade foram cruciais para entender as necessidades reais dos usuários e validar as soluções propostas. Além disso, a colaboração eficaz através de ferramentas como o Figjam demonstrou ser essencial para o sucesso do projeto.